domingo, 16 de março de 2008

A Hidra contra-ataca

Gostaria de receber telefonemas do presidente Soares Franco mas não tenho essa sorte. Aqui há dias jantava com o Leogarto, o nosso companheiro aqui do KL, toca o telemóvel e surge do outro lado a voz do senhor presidente em exercício a convidá-lo a angariar não sei quantos sócios e a tentar convencê-lo das virtudes do novo cartão que ele iria receber em breve. Não sei porquê, a mim nunca me calha em sorte receber estes telefonemas inventados pelas cabeças geniais do departamento de maquetingue do Sporting. Azar o meu, ou melhor, azar o deles que assim não contam com a minha colaboração preciosa, empenhada, desinteressada e talentosa... Bem feita!
Mas, não seria um telefonema sobre os benefícios do "cartão-fidelidade" que o Sporting agora inventou --antigamente a gente era fiel porque queria, não é ó rapaziada, agora somos fiéis porque dá pontos para ir comer cachorros quentes ao cinema...-- que eu gostaria de receber, não senhor! O que eu gostava mesmo era de receber uma qualquer comunicação do Clube a falar no tal congresso leonino que se prepara para "o segundo semestre deste ano", segundo diz o Jogo aqui (experimentem este link, mas não tenho a certeza de funcionar.)
Gostava de receber uma comunicação que me explicasse o que é este congresso, quem o promove, quais os objectivos e, sobretudo, para que serve. Tudo isto se prepara, aparentemente para júbilo de alguns, com a participação dos suspeitos do costume.
Mas, não se iludam: o dito conclave não servirá para rigorosamente nada. Não há nos Estatutos qualquer disposição que lhe permita ter mais utilidade do que aquela que lhe podemos facilmente adivinhar: constituir uma passerelle para figuras mais ou menos colunáveis, que, debaixo de uma bateria de holofotes cuidadosamente preparada e encavalitados como de costume na aura Sportinguista, vão tentar demonstrar que a democracia leonina afinal até existe.
Para além de se tratar de uma operação de charme --que alguns "charmosos" já se apressaram a apoiar entusiasticamente; o próprio presidente apoia a iniciativa!!--, e para além do previsível festival de banalidades e vaidades do costume que se adivinha, digam-me lá para que mais poderia servir uma tertúliazeca organizada nestes termos, quase clandestinamente, com o apoio dos mesmos que hoje causam tanto mal ao Sporting...?
Estas tentativas de última hora da Hidra para reconsquistar a credibilidade irremediavelmente perdida são patéticas. Tenhamos paciência...

8 comentários:

  1. Caro Master
    Se lemos a mesma notícia, sabe que a ideia partiu de um blog que faz o favor de o distinguir, Centuria Leonina, que desconheço quem seja e o que seja, pois nunca o visitei.
    Estou portanto à vontade para dizer que é uma boa ideia.
    Mas, afinal, não é isso que deseja e desejam os bloguers: discutir o clube? Ou será que o gato está escondido, e ficou agora com o rabo de fora, para concluirmos que a vontade única é destituir a direcção? Para por lá quem? Quem já lá esteve? Algum comerciante já batido em anterior eleição? Alguém que quer voltar atrás no tempo, e voltar aos mecenas? Quem?
    Afinal o que querem? Se não é discutir o clube, as suas opções passadas e futuras, o que querem?
    É que continuo às voltas com o Manifesto, a tentar encontrar uma ideia e ainda não consegui. Começo a perceber porquê.
    Repito o que disse em anterior post não aprovado: a crítica é um direito de todos, meu também. Nunca o fiz, não faço e não quero fazer limites à crítica, mas tenho direito a ela também.
    Ou será que podem criticar quem querem, como querem, e quando querem, e se alguém faz crítica à crítica, aqui d'el Rei que estão a impedir a crítica?

    ResponderEliminar
  2. Não interessa se partiu de um blog, de um tlug ou de um smog...
    Não concordo com "congressos"!!
    E está o meu amigo redondamente enganado: a etiqueta "blog" não nos coloca a todos no mesmo saco, nem nos obriga a todos a pensar da mesma forma. Era o que faltava!
    Nem dentro do KL isso acontece quanto mais fora!!

    ResponderEliminar
  3. Uma pergunta: este "Congresso" será mais uma coisa organizada, tipo AGs do Sporting, em que com um daqueles passes de mágica, aparece uma "moção milagrosa" para cortar o pio a umas largas dezenas de sócios inscritos para falar?
    Só estou a perguntar... Como são os mesmos a mostrarem-se tão entusiasmados com a ideia...

    ResponderEliminar
  4. Há por aqui algum exagero, Master.
    Ainda não conheço os moldes, mas um formato de um congresso será sempre mais plural e democrático que uma AG.
    Aliás, acho que vai ser um congresso que vai levar a uma AG.
    Há muita coisa por explicar que nunca é explicada em AGs.
    E dessa AG, acho que vamos de novo a votos. Há movimentos. Há tendências. Há linhas de orientação para o Sporting. O rosto há-de aparecer.

    ResponderEliminar
  5. Receio que não haja exagero nenhum Visigordo! O "congresso" é apadrinhado, promovido e delineado pelos mesmos personagens que meteram o Clube no estado em que está!
    É uma jogada de antecipação, feita com alguma esperteza.
    As AGs do Sporting (a AG é um orgão estatutariamente previsto e com o poder supremo) são o modelo de manipulação que são, quanto mais um "congresso" que não tem poder nenhum a não ser dar a sugerir que tudo se discute no Sporting...
    Só por ingenuidade se pode pensar que uma iniciativa destas serve para alguma coisa que não seja dar mais protagonismo a quem o tem todo já neste momento.
    Aliás, veja-se também o "timimg" desta coisa!! Numa altura em que corre um processo de recolha de assinaturas para a convocação de uma AG, numa altura em que diversos sectores ensaim processos de organização, numa altura em que a equipa de futebol se bate para não ter a pior classificação de sempre! E esta malta agarra-se justamente a iniciativa que não constou do programa deles, mas foi sugerida por ... um blog!
    Nááá... Visigordo! Não acredito. Não acreditem!

    ResponderEliminar
  6. Como quero o melhor para o Sporting e os Sportinguistas, espero com toda a sinceridade que tudo corra dessa forma.
    Entretanto, prossegue a recolha de assinaturas para convocação de uma AG. Vamos lá ver quem ganha a corrida...

    ResponderEliminar
  7. Master, provavelmente já nem vais ler isto, mas contínuo a conversa.
    O congresso vai ser um óptimo termómetro para tirar a temperatura à nossa fsmilia.

    ResponderEliminar
  8. Leio, leio! Leio tudo!!
    Obrigado por também estares atento.
    Pois, como disse, eu espero que tenhas razão. Mas, para continuar a tua metáfora termo-sportinguista, temos de pensar que o termómetro pode estar viciado à partida e dar uma temperatura falsa. Os termómetros têm de ser calibrados senão enganam...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.