quinta-feira, 29 de maio de 2008

Futuro tranquilo e a "geração dos 25"

Sou dos que encara o futuro do Sporting com enorme tranquilidade. A AG de ontem, se não serviu para mais nada, veio mostrar que o Sportinguismo não está morto e que os Sportinguistas estão dispostos a levar até ao fim as suas convicções.
Não creio que haja margem para grandes dúvidas que hoje os campos estão clarificados. Existe, de um lado da barricada, uma operação montada para desfazer o Sporting (não é de hoje e só por ingenuidade se poderá acreditar no contrário), para a execução da qual os seus autores lutam tenaz e afincadamente. Admitamo-lo sem rodeios porque essa é uma realidade desta guerra que precisa de ser claramente tida em conta: a parada é alta e estão muitos tachos em jogo.
Mas, existe, do outro lado, um número significativo e crescente de partidários do ideário Sportinguista, que continuam a acreditar no Clube dos princípios, tal como foi idealizado pelos seus fundadores, um Sporting ainda hoje perfeitamente actual e válido.
Pelo meio temos um grupo amorfo de gente em estado semi comatoso, quiçá uma minoria dentro do Clube, a que talvez possamos chamar com propriedade a "geração dos 25"! Mantêm-se de forma canina ao lado da direcção, qualquer direcção, mesmo que ela protagonize a destruição daquilo mesmo em que dizem acreditar: o Sporting Clube de Portugal. A "geração dos 25" ainda não percebeu que aquilo que vem aprovando e aplaudindo pode significar o fim mesmo de tudo o que lhes permite hoje desfrutar do seu estatuto de "senadores" arrogantes, pelintras e pacóvios.
(NB- Todas as generalizações são abusivas, como diz um amigo meu, incluindo esta mesma, e eu estou convencido que muitos membros ilustres desta "geração dos 25" se não sentirão atingidos por esta impertinência que talvez aqui esteja a cometer e a compreenderão... Talvez até a aplaudam! Como diria um grande pensador do futebol português, eles, e nós todos, saberemos de quem eu estou a falar...!)
As facções em luta estão pois clarificadas.
Há longo tempo que escrevi aqui no KL que os cães da direcção passam (e passarão!) e a caravana Sportinguista fica! A frase "o Sporting é dos Sportinguistas" nunca teve um significado tão claro e real. Há de facto Sportinguistas, idealistas, puros, dispostos a lutar desinteressadamente pelo seu ideal, que mostram com coragem essa vontade de luta. Esses ficam. Por outro lado, é a lei inexorável da vida, a "geração dos 25" de hoje, como também disse aqui há tempos, irá para a galeria com mais ou menos glória ou será esquecida. Muito provavelmente será esquecida porque não se pode reivindicar de feitos passados, nem é protagonista de quaisquer feitos na actualidade, para além do beneplácito que dá à venda por atacado do Sporting. Aqueles que por coragem e espírito de luta pelo ideal Sportinguista se distinguirem ficarão na tal galeria. Mas, a grande parte desta "geração dos 25" irá apodrecer, relesmente, na vala comum da história do Sporting, provando que não estava à altura das circunstâncias.

Fica de tudo isto a Geração do Futuro e é a ela que me dirijo neste momento. São vocês que mexem. São vocês que irão continuar a transportar a tocha. Ver-vos empenhados na luta pelo Sporting Clube de Portugal, com tanto arreganho e denodo deixa-me verdadeiramente comovido e tranquilo quanto ao futuro do Sporting.
Sei agora que há Sportinguistas para fazer o Sporting do futuro, que não passa, nem de perto, nem de longe, por nada disto que este bando de malfeitores de estrada que é a direcção actual e seus capangas, amigalhaços de ocasião e apaniguados quer implementar, usando todas as artimanhas e truques baixos que a sua mente perversa consegue idealizar.
Sei agora que o Sporting, o Grande Sporting, como gostamos de lhe chamar, tem gente à altura da sua grandeza para assegurar o seu futuro.
Sei agora que o Sporting é e vai continuar a ser dos Sportinguistas. Porque não são poucos os que gritam corajosamente SPORTING! em vez de darem "ámens" à SAD e porque está garantida a continuidade da "espécie" Sportinguista. O Sporting é dos Sportinguistas porque há Sportinguistas verdadeiros para continuar o Clube.
Só vos peço que levem a sério a necessidade de trabalhar duramente, de se organizarem, pelo menos tão bem quanto o nosso inimigo se encontra organizado, que não desperdicem tiros, que não se deixem envolver em visões catastrofistas do futuro do Clube, e que não vacilem nesse ânimo e nessa fé inquebrantável que ontem, como sempre, demonstraram. A luta só agora começou.
Eu estou ao vosso dispôr.
Nunca me deu tanto prazer dizer-vos: saudações leoninas do vosso ML.

6 comentários:

  1. Todos juntos não somos de mais!
    Viva o Sporting Clube de Portugal...até á vitória final!


    1906

    Luta & Resiste!

    ResponderEliminar
  2. Não posso estar mais de acordo Master!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, estou contigo nesta luta até à morte pelo nosso SPorting, mas temos de admitir que esta gente (direcção)é muito habilidosa. Sinto que os socios estao a afastar-se cada vez mais e adormecidos, os jovens de hoje em dia cresceram com o conceito de SAD e veem o clube como uma mera sociedade comercial e nao como o Sporting Clube de Portugal.

    Vamos a eles!

    ResponderEliminar
  4. Bravo! Belo post! Concordo em especial com a questão levantada dos 25 votos. É uma deturpação da democracia. As votações no Sporting são viciadas e não traduzem o sentir verdadeiro dos sportinguistas.

    ResponderEliminar
  5. Mesmo que apenas prestes a fazer parte dos "25" e portanto somente parcialmente atingido, não posso estar mais de acordo com o teor e com os considerandos deste artigo, porque acima de tudo sou sportingista convicto.

    ResponderEliminar
  6. A mim, o que me faz confusão é ver que é gente relativamente jovem, como eu, a que mais está ligada aos valores do sportinguismo, do associativismo, da paixão...nós que crescemos com a sociedade do consumismo, dos marketings, da globalização, do negócio...

    Em contrapartida, os mais velhos, os que cresceram e viveram com outros valores, os que deviam defender para nós aquilo que construíram são os que renegam as suas origens, as suas convicções e os valores de uma vida inteira (felizmente, existem excepções - obrigado, PAI, que votaste anteontem NÃO ao meu lado)!

    Faz-me confusão!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.