terça-feira, 15 de julho de 2008

O grãozinho de areia na engrenagem

Leiam aqui, no blogue Centúria Leonina, numa posta intitulada "Será justo?" de autoria de João Faria, a situação, de um Sportinguista, sócio desde que nasceu, com lugar de Leão na bancada central, que se vê impossibilitado por dificuldades financeiras, de renovar o seu lugar de época e é impedido de procurar alternativas mais baratas pela cegueira tonta dos actuais responsáveis do Clube. Este caso devia fazer soar os sinos a rebate. Quem acredita que há exagero no panorama que tenho aqui traçado relativamente ao Sporting e quem me considera menos Sportinguista por isso devia meditar seriamente neste episódio.
É que o caso do João Faria não é único.
Não digo que me dê prazer ler este tipo de coisas, mas é por causa de situações como esta que concluo que são justas as minhas observações e que antecipo um futuro sombrio para o Sporting. Pode cada um de nós fazer os raciocínios que quiser, pode expressá-los de modo mais ou menos veemente, pode o modelo do futuro do Sporting ser o que os Sportinguistas (em maior ou menor número, representando a generalidade dos sócios de modo mais ou menos significativo) quiserem, podemos construir os cenários que nos apetecer, mas, no final, o problema que se coloca vai ser este: as "ofertas" do "universo" Sportinguista custam dinheiro, muito dinheiro, e quem o está disposto a desembolsar tem de ter capacidade para o fazer. Quem está disposto a desembolsar a nota preta que tudo isto custa, irá fazê-lo porque a tem de sobra, ou porque, mesmo não a tendo de sobra, o seu amor ao Clube o faz não hesitar perante o sacrifício. Resta saber, no meio de tudo isto, se o Clube vai ser sustentável nestas circunstâncias. E a nós, resta-nos perguntar se o sacrifício compensa, se o sacríficio é possível e quem está disponível para continuar a sustentar o "vício sportinguista".
E resta saber o que pode resultar, em cada um destes cenários, para o futuro da instituição.
O João Faria tem todos os ingredientes para ser um Sportinguista, "contribuinte-líquido-potencial" modelo. Sócio desde que nasceu, lugar de Leão, certamente mais motivado que ele não será fácil encontrar... Mesmo assim, o Sporting neste caso não vai poder contar com ele. E os outros, os que fogem ao modelo?
Alguns lerão este caso e seguirão em frente, indiferentes, comentando para si, quem sabe, que razão tinha o senhor presidente que dizia ser necessário ter disponiblidade financeira para ser do Sporting. E continuarão a falar das grandes contratações que foram feitas até agora... Outros sentir-se-ão incomodados, mas irão a correr comprar a sua gamebox. E continuarão a falar das grandes contratações que foram feitas até agora, procurando esquecer este caso. Outros ainda, como eu, sentir-se-ão profundamente chocados com tudo isto e aproveitarão para lançar daqui uma palavra de solidariedade para com o João Faria e todos os outros sócios deste Sporting do nosso descontentamento que estão nas mesmas circunstâncias.
Não, isto não é de facto justo. Nós iremos poder continuar a ver jogar as grandes contratações que foram feitas até agora na televisão. Mesmo com Lugares de Leão, que fomos a correr comprar para que a construção do estádio pudesse ser terminada...
Ao João Faria restar-lhe-á uma única consolação: acredite, não está só neste problema...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.