sexta-feira, 14 de abril de 2006

Desafio


No estado em que estão as coisas quanto ao próximo processo eleitoral, não tenho dúvidas de que Soares Franco vai ganhar as eleições.
Os indícios são mais que muitos:

  • Tem o apoio organizado duma grande quantidade dos considerados notáveis do Sporting, inclusive de figuras históricas prestigiadas como Moniz Pereira e figuras com cargos sociais de relevo como Rogério Alves, bastonário da Ordem dos Advogados (apontado para Presidente da Mesa da AG);
  • Tem o apoio generalizado da Comunicação Social, mesmo na mais inesperada, nesta tendo muito mais cobertura do que os outros candidatos;
  • Teve uma votação de 64,5% na última AG.

Dum modo geral isto significa que a grande maioria do eleitorado (contado em número de votos, que é o que interessa, na prática), embora eventualmente ciente de que FSF está ligado às sucessivas Direcções que vêm endividando cada vez mais o clube, não acredita que haja alternativas melhores neste momento.
De facto, as oposições não têm tido um discurso forte e projectos coerentes, além de os protagonistas também terem um passado com culpas no cartório.
Aqueles muitos que, como nós, se opõem a esta solução de continuidade, não conseguiram reunir vontades num movimento sólido e com uma liderança credível. O nosso discurso tem sido mais de protesto, de queixume ou, no melhor dos casos, de denúncia, do que de apresentação de soluções.
A honrosa excepção é o manifesto originário deste blog, o qual, no entanto, não teve o necessário impacto que complementasse as suas insuficiências.
Com tanto pessimismo, com a expectativa de virmos a ter mais um mandato de acumulação de prejuízos e derrotas, a minha opinião é de que, mesmo assim, vale a pena tentar ir formalizando propostas em diversas vertentes, com vista ao lançar da discussão sobre o que é necessário fazer para uma melhor configuração das actividades do nosso clube. Porque vai haver um futuro para lá deste presente envenenado.
Os assuntos são mais que muitos. E já que há (tem havido) algum impacto provocado pelas sucessivas opiniões que neste espaço têm vindo a ser expressas, começo por lançar um desafio de discussão sobre alguns temas. Escolho, para começar, dois que tenho a intenção de desenvolver logo que tenha tempo:

  • O ecletismo: quais as modalidades que o Sporting deve praticar; quais delas devem ser profissionais; maneira de tratar o praticante pagante; financiamento por sponsors, praticantes, clube ou outros (quem?); as modalidades devem ser autofinanaciadas?; todas, ou deve haver excepções?;
  • A política de alianças: devemos aliar-nos ao Porto para melhor combater o Benfica? Ou ao Benfica para melhor combater o Porto? Ou por princípio a nenhum deles, mantendo independência e linha de actuação autónoma? Neste caso, que fazer para obter aliados para as nossas posições? E qual deve ser a tal linha de actuação autónoma?

No tempo do "futebol da baliza às costas", em que éramos pródigos em "vitórias morais" a nossa selecção perdeu por 10-0, contra a Espanha, se não erro (ou foi a Inglaterra?). No dia seguinte um jornal estampava que aquilo não tinha sido um desafio; tinham sido sim "dez a fio". Mas o que lanço aqui é mesmo um desafio às cabeças pensantes e com ideias dos sportinguistas. Para ver se fortalecemos as nossas convicções quanto ao rumo a seguir pelo nosso Sporting.

3 comentários:

  1. Bem, eu não considero Soares Franco uma solução credível. Desde logo, porque ele não é uma pessoa credível, ponto final. Não o é pelo seu passado, e pela sucessão de cretinices que fez no último ano. Eu não me esqueço das entrevistas que ele deu o ano passado, após se demitir da SAD. Entre outras coisas, deu para perceber que o sportinguismo dele é muito desprendido, e que defende uma visão elitista e estrangeirada para o Sporting, totalmente contrária à tradição e grandeza do clube. Nomeadamente, defendeu o fim das modalidades, queria um clube sem sócios e só com accionistas, disse que o Benfica é maior que o Sporting, etc. Enfim, só coisas para "elevar" a autoestima dos sportinguistas...

    Já este ano deu o dito por não dito porque quer ganhar as eleições, mas o que ele pensa realmente foi o que disse nas tais entrevistas, porque na altura não lhe passava pela cabeça vir a substituir Dias da Cunha.

    Perante isto, eu sou incapaz de dar o meu voto a este homem. Por Dias da Cunha eu ainda tinha algum respeito (mesmo nunca tendo votado nele), porque, apesar de teimoso e ultrapassado, eu sei que ele é bem intencionado e sofre pelo Sporting. FSF nem uma coisa nem outra. FSF não tem nenhum projecto para o Sporting. Trata-se apenas de cumprir as obrigações contratuais para com os bancos, para que não "sobre" para os dirigentes responsáveis por este descalabro. Perspectivas de FUTURO para o Sporting é que não se vêem nenhumas.

    Aliás, a candidatura de FSF parece que sofre da doença bi-polar. Prometem-nos um Sporting sempre na Liga dos Campeões, um Sporting que será o maior clube português, mas para isso o clube precisa de vender património, segundo FSF. O que ele não diz é que essa venda só vai manter o "barco" a flutuar durante algum tempo, porque o Estádio e a Academia continuam por pagar, e a SAD deve imenso dinheiro aos bancos. A venda do património não tapa estes buracos. Aiás, o endividamento continua galopante. Ainda ontem li uma notícia no "DN" (o link está em baixo) que dizia que o Sporting contraiu um empréstimo "pontual" para fazer face a despesas correntes, e entregou ao banco como garantia de pagamento, nada mais nada menos, que os passes de Liedson, Nani e João Moutinho! Gostava de saber quantos passes de jogadores servem neste momento de garantia de pagamanto de empréstimos...

    O problema de Abrantes Mendes, é que, aparentemente, não sugere outra solução senão mais endividamento. Ora, isso já tem o Sporting de sobra. Por isso é que poucos o levam a sério. Mesmo assim, sou incapaz de votar em Soares Franco. Prefiro votar em Abrantes Mendes, porque sempre é um voto de protesto, e um voto num verdadeiro sportinguista.

    http://dn.sapo.pt/2006/04/14/desporto/nao_passes_penhorados.html

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, 64,5 e meio a favor significa que 15 socios em 100 a mudar de posição o cooptado perde as eleições.
    Percebeste?
    É matemática pura, o cooptado é especialista é em cambalhotas puras.
    É que a minoria de bloqueio não é assim tão pequena.
    Faltam 15% para passar a ser maioria de socios e ganhar aos sócios que ainda acreditam na banca.
    A banca quer é ganhar dinheiro com o Sporting.
    Movimento Sporting, Abrantes Mendes Presidente

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que falta aos sportinguistas compreender um aspecto muito importante. Eu sou estudante de direito, e quando as pessoas dizem que Abrantes Mendes nao apresenta nada concreto doi-me na alma. Abrantes Mendes nao é milionario, é um sportinguista, e acredito nele quando diz que quer devolver o sporting aos socios. Como estudante de direito tambem sei que nao existe nenhuma entidade bancária que queira executar o sporting, pois seria uma perda muito grande na sociedade portuguesa principalmente na economia e como estudante de direito tambem sei que os prazos podem ser negociados. Primeiro temos que ter noção que o sporting actualmente tem apenas 30 mil socios pagantes, logo se Abrantes Mendes ganhar vai negociar com os bancos esses prazos e vai aumentar enormemente o numero de socios, porque esse é o principal objectivo dele. A dinastia roquetista e seus mosqueteiros esqueceram-se dos socios, nao ha clube no mundo que viva sem a sua massa associativa.
    So uma palavra a Soares Franco, quem anda no colegio militar nao diz o que disse. A sua palavra de honra é das poucas coisas puras que o ser humano ainda tem mas tu filipe...sabes que es um dos maiores credores do BES e queres alienar patrimonio ao BES e eu pergunto porque: queres ser dono do sporting? pois bem para isso precisas de nos socios, mas nao acredito muito, porque o nosso clube como mote do centenario tem na sua primeira frase: "a HONRA do passado" e tu... nao sabes o que é honra.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.