sábado, 24 de fevereiro de 2007

A vocação do Sporting

Recordo-me, e recordar-se-ão certamente aqueles que me lêem, de ouvir os dirigentes da linha féshion que actualmente assegura a contabilidade do Sporting defenderem, inflamados, a venda do património não desportivo argumentando que o Sporting não tinha vocação de gestor de centros comerciais. O argumento terá tocado muitos Sportinguistas que entre um Sporting, clube de enorme glória e grandeza desportiva e um Sporting mundano, "franchisado" da Mundicenter, optou pela primeira hipótese.
Aliviado de encargos e vendo estancada a hemorragia financeira, o Sporting deveria preparar-se para mais uma farta dose de esmagadores e históricos sucessos desportivos. Na senda, aliás, daquilo que nos fora prometido pelo pai de todos os projectos, o dr. Roquette. Ele próprio instigador de actividades, mercedoras de avultados investimentos, para as quais, de forma inexplicável mas estranhamente convicta, veio depois dizer que o Sporting não tinha vocação...
Ora, depois de consumada a venda do património não desportivo (e enquanto aguardamos outros coelhos tirados da cartola franquista...) deveríamos estar já todos a ver uma estratégia clara montada para levar o Clube para essa tal nova era de sucesso. Mas, não estamos.
Quando observamos com atenção o universo Sportinguista não conseguimos vislumbrar uma única medida que nos permita antever o que vai ser esse novo período de glória! Cabe então perguntar: o que é afinal a vocação do Sporting? Se não é a gestão de centros comerciais, é o quê? Gestão de défices?
Onde está o resto?
Onde estão, pelo menos, medidas que visem dotar o SCP da necessária infraestrutura organizativa que lhe permita que agora, numa altura em que as condicionantes de ordem financeira parecem controladas, nos lancemos decididamente nos caminhos que a nossa vocação dita? Até agora, como podemos facilmente constatar, parece-me muito sinceramente que a nossa vocação continua a ser traída. Os administradores do Sporting não passam de administradores da massa falida.
Faço votos para que os dirigentes actuais tenham não perdido a noção do que é a vocação do Sporting e que tenham durante todo este tempo trabalhado as soluções de futuro, para além do défice. Faço votos para que as medidas --que já era tempo que todos conhecêssemos-- estejam estudadas e prontas a implementar. Faço votos para que o Sporting, clube desportivo, como rezam os Estatutos, supere o coma financeiro e retome o caminho de "fomento e prática desportiva, tanto na vertente recreativa como na de rendimento."
Sem outros objectivos que não sejam os do preenchimento dos livros diário e razão o Sporting move-se, qual barata tonta, sem saber muito bem para onde vai e o que quer fazer. Os resultados estão à vista.

13 comentários:

  1. Julgo que o nosso amigo Master esteja equivocado. Não me parece que a actual Direcção considere que esteja a SAD em situação equilibrada.
    E assim sendo toda a energia tem que estar concentrada nesse esforço de pagamento da dívida.
    Aliás, ainda há bem pouco tempo, o FSF veio dizer que se iria embora (leia-se, apresentaria a demissão ao Ricardo Salgado) se a Câmara não o autorizasse a construir mais não sei quantos metros quadrados e se o Metro de Lisboa não aceitasse construção por cima do interface do Campo Grande e se os sócios não o deixassem aumentar o capital e baixar o controlo accionista da SAD para 51%. Falou aliás em reduzir o défice para uns míseros 200 milhões, sem o que não seria possível continuar.
    Estamos portanto conversados. Para o FSF, nem vale a pena investir no que quer que seja se não resolvermos primeiro os problemas do BES e do BCP. Entretanto vai dando "moral" à equipa...
    Já agora: alguém me explica porque é que o Moutinho ainda não renovou? Estão à espera do início da época para o vender à equipa convidada para a apresentação do plantel?

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está a questão! Esta da "SAD em situação equilibrada" era simples boutade, claro... Não é para levar a sério!
    Eu não tenho nada contra o equilíbrio das contas, claro. Bem pelo contrário.
    Outra conversa é esta de erguer esse como o único objectivo do Sporting. Não estamos dedicados ao imobiliários, não gerimos centros comerciais, não conseguimos equilibrar as contas, não alcançamos êxitos desportivos. O que nos resta? É portanto uma questão de vocações...

    ResponderEliminar
  3. O actual conselho directivo do Sporting não passa de uma comissão liquidatária, mandatada pelos maiores credores do clube, os bancos, para haverem o que o clube lhes deve. Toda a gente sabe o que acontece às empresas que caem nesta situação. Os gestares nomeados pelos bancos para essas empresas só tem uma função: ir pagando os juros à banca. Nunca há qualquer espécie de projecto de recuperação dessas entidades, porque os bancos não têm vocação para gerir empresas. Mais tarde ou mais cedo, essas empresas são forçadas a fechar, vendendo-se os terrenos, que são sempre uma mina para os bancos. Mais recentemente, à Cometna, uma das maiores empresas do sector metalúrgico em Portugal, aconteceu a mesma coisa. Estudem o que se passou nessa empresa, e vejam lá se o Sporting está, ou não, a ir pelo mesmo caminho...

    Veja-se o imbróglio em que estão metidas empresas como a PT, em que um dos maiores accionistas é o BES. Toda a gestão da PT tem sido vocacionada para dar dividendos aos accionistas especulativos, como o BES, em vez de se preparar esta empresa crucial para o país, para a concorrência internacional. É muito bonito falar em centros de decisão nacionais, e em núcleos duros de accionistas nacionais para a PT, EDP, GALP, etc. Mas com accionistas mafiosos como a banca não há sector produtivo neste país que possa ter qualquer tipo de projecto nacional. Todos os seus recursos são sugados para dar dividendos a accionistas oportunistas. É o preço que pagamos por não termos verdadeiros empresários, mas sim especuladores, como os Berardos e Monteiros de Barros da nossa praça.

    Não é admirar que o Soares Franco não tenha qualquer espécie de projecto desportivo para o Sporting. Eu nunca acreditei que ele o tivesse. Não foi para isso que ele se candidatou. O que é vergonhoso é que um clube da dimensão do Sporting não tenha uma oposição forte a este escândalo, e não surja uma alternativa de poder para recuperar o clube. O Sporting tem de ser totalmente refundado, para recuperar do mal que o "projecto" Roquette lhe fez. Não vejo a hora que a SAD vá à falência, porque só assim aquelas sanguessugas saem do clube. Eu já não me interessa discutir treinadores, jogadores, nem nada relacionado com o futebol, porque a fraca qualidade de treinador e jogadores são consequências e não causas. A causa deste decadência do clube está nos dirigentes que temos tido. Por isso já nem vou a Alvalade. Para quê? Para descarregar a minha raiva no Alecsandro ou no Nani?? Esses não têm culpa nenhuma. Se eu poder contribuir para haver eleições antecipadas, para dar a minha assinatura para a constituição de uma lista eleitoral credível, e em seguida dar-lhe o meu voto, contem comigo! Até lá, não perco o meu tempo com o Sporting, porque não vale a pena.

    ResponderEliminar
  4. Não posso deixar me indentificar com o Lionheart. Tanto em relação ao que diz, como em relação à reacção que gerou face à situação em que o Clube caiu.

    ResponderEliminar
  5. Master Lizard, já reparaste no ambiente pesadíssimo que se vive em Alvalade? Os adeptos não puxam pela equipa, assobiam por qualquer coisinha e só se galvanizam quando o Sporting está a ganhar. Eu nunca vi tal divórcio entre os sócios e a equipa!

    Também é por isso que o Sporting tem perdido tantos pontos em casa. Os sócios estão desconfiados e apercebem-se que vamos ter de aturar cenas tristes durante muitos anos. Só que estão completamente a errar o alvo da contestação. Por enquanto, o treinador tem sido poupado, bem como a direcção. Mas não por muito mais tempo. Para me enervar e dar por mim a insultar a equipa, prefiro não ir ao estádio. Prefiro preservar-me e aos jogadores...

    ResponderEliminar
  6. Sim, é verdade. Eu pergunto a mim próprio quanto tempo vai restar para que os "indefectíveis" (*) venham, eles também, exteriorizar os seus sentimentos mais íntimos...
    Neste momento, por uma razão que não é certamente a razão que explica, são justamente esses "indefectíveis" que seguram esta frágil direcção e este triste estado de coisas.
    A todos lhes digo: às vezes é preciso mostrar os dentes para quem de direito perceber que não está a operar em terreno conquistado...

    (*) A minha definição de "indefectível" é a seguinte: um adepto teimoso e de memória curta! Que não vê, ou não quer ver, que só por uma conjugação feliz de factores não nos arriscamos a descer para 4º ou 5º. Estivessem o Braga e o Leiria a morder-nos mais as canelas e os "indefectíveis" já eram! No entanto, pelo facto de haver uma certa folga, os pecados da equipa e do Clube não são menores e não têm efeitos menos devastadores...
    A nossa época este ano lembra tempos tristes, relativamente próximos, que muitos parece terem já esquecido.

    ResponderEliminar
  7. Não há nenhum clube que não tenha dívidas!
    Nenhuma organização subsiste sem investimento! Não se superam crises com desinvestimento! Tão somente se adiam! Um clube como o nosso, que tem este dom inato para descobrir e formar talentos, não os devia desaproveitar despejando sobre os seus ombros tamanha responsabilidade. Eu julgo que as preocupações destes jovens deverão passar pelas roupas de estilistas, jogos da PS, carros e ter o melhor endocrinologista para lhes tratar do acne.
    A formação deve ser um meio para, reduzirmos o passivo. A alienação de direitos desportivos de jovens provenientes da formação, depois de 2 ou 3 anos no plantel principal, com integração gradual, inseridos em equipa ganhadora e em contexto desportivo de sucesso, garantirá a independência financeira à SAD.
    A formação NÃO PODE, como tem sido feito nos últimos anos, ser um fim em si, para resolver TODOS os problemas do clube, desportivos, financeiros, organizativos, etc.
    Não se pode esperar que os jovens formem grandes equipas, dêem grandes espectáculos, vençam títulos e consigam tranferências milionárias por si! E isto é que FSF tem vindo a perpetuar.
    Esta estória de o alicerce do futebol do SCP ser a formação, aliás um dos pilares do Projecto Roquette, tem defeitos estruturais.
    O pilar é uma estrutura de suporte, ora como vemos pela equipa actual, a pressão é insuportável! Ora esta tese tem vindo a ser defendida e aplicada, com maior ou menor intensidade, de há 10 anos a esta parte, e só prova que não só Roquette, que era um confesso ignorante de futebol, como todos os que se lhe seguiram, têm tanta sensibilidade para a gestão desportiva, como W. Bush para História Europeia, Soares para linguas, ou Pol Pot para diplomacia!
    Para reduzir o défice não era preciso a corte que lá vegeta, com assessores a atroplerem-se uns ao outros. O que é que esses gestores lá fazem? Alguém me consegue explicar o que é aquela pandilha de asnos GERE? Aquilo ao que se assemelha é de facto a uma comissão liquidatária, conforme lhe chamou Lionheart, e bem!
    É isso que um comissão destas faz. Corta investimento, aliena bens patrimoniais, e vai dizendo aos trabalhadores, neste caso os sócios, que tenham paciência!
    Ora paciência é coisa que eu cada vez tenho menos, e duma coisa tenho a certeza. Se o jogo de 6ª Feira tem sido no estádio antigo, de certeza que 2 ou 3 Dons tinham levado uns quantos amassos! É disto que eles têm falta. Se de facto sentissem que os seus actos não passarão impunes, que o clube não é um jogo de banqueirinhos tipo Monopoly, que o clube é dos sócios e é seu dever como dirigentes honrar as promessas eleitorais, etc.
    Alguém consegue prever quantos anos levaremos a pagar a dívida, nestes moldes?
    Ainda hoje o Record dá conta que o Nani, se não renovar, sai no fim da época, havendo já alguns clubes dispostos a pagar a clásula de rescisão. A notícia vale o que vale, mas existe alguém que pague €20M pelo Nani? É que actualmente, nem metade! Ora e isto é que é repugnante, pois com 18 anos ele fazia coisas que o CR não fazia com a mesma idade.
    Agora, se calhar se tivéssemos investido €5M, no início da época, que poderia ser em transferências ou ordenados de 2 ou 3 jogadores de nível, porventura pelo Nani bateriam os 20 da cláusula, ou 15, que foi o preço de venda do CR. Assim é que se paga a dívida! Gerando mais valias com o investimento! E isto só não é feito ou porque não existe gente competente, ou porque não é vantajoso para determinados interesses que na sombra guiam o clube.

    ResponderEliminar
  8. O meu post original era, como referi ao Leão Verde, meramente retórico.
    Não há controlo nenhum de défice! Não há projecto! Não há plano! Não há "gestão"! Há simplesmente nevegação à vista, enquanto se tenta desesperadamente sacar a massa que foi metida no Sporting pelos bancos para cobrir investimentos idiotas, insensatos, completamente desajustados e totalmente injustificados!
    Investimentos que os bancos cobriram (foram enganados!) para agora virem querer tirar o cavalinho da chuva, como se não tivessem também enormes culpas no cartório...
    É isso que nós estamos todos a pagar.
    E tudo isto é feito com frieza e manha!
    Por outro lado, o Sporting e os sportinguistas continuam a ser um "produto" apetecível...

    ResponderEliminar
  9. «Não há controlo nenhum de défice! Não há projecto! Não há plano! Não há "gestão"! Há simplesmente navegação à vista», diz Master Lizard. Na minha opinião a coisa é muito mais grave que isso! É que há projecto e há plano; só que não é o projecto nem o plano do Sporting, mas sim os dos seus credores.
    Do projecto franquista inicial fazia parte não só a alienação do património não desportivo (pnd), como o aumento de capital da SAD (acs). Ora quanto ao pnd várias desonestidades e ilegalidades foram cometidas: chutar a decisão para o Conselho Leonino para contornar a necessidade de maioria de 75% e incluir a parcela Secretaria, ausente do pacote inicial. Vai em duas enrabadelas aos sócios.
    Agora prenuncia-se o já anunciado acs, mas antes vai-se esvaziar o clube do seu património (estádio e Academia) para tornar a operação mais apetecível. Além disso já se vai anunciando que o Sporting não precisa para nada de ter a maioria do capital da SAD, assim se preparando terreno para a quarta enrabadela aos sócios.
    A enrabadela final será quando isto tudo estiver concluído e aparecer um milionário a comprar o que resta.
    É por isto que a afirmação de Lionheart não podia ser mais certeira: «O actual conselho directivo do Sporting não passa de uma comissão liquidatária».

    ResponderEliminar
  10. Em adenda ao meu comentário, tenho a dizer que a única coisa que nos poderá ainda safar é a nossa tão maltratada equipa de futebol. É por isso que não concordo com quem mesmo isso quer deitar para o esgoto, fazendo como aquela mãe que deita fora o bebé com a água do banho.

    ResponderEliminar
  11. "A enrabadela final será quando isto tudo estiver concluído e aparecer um milionário a comprar o que resta."

    Meu caro, mas isso já está na calha. E garanto-te que à SAD do Sporting acontecerá o mesmo que à do Farense. Já se fala em capitais angolanos por detrás da venda do património não desportivo do clube, e serão a esses que também será alienada parte das acções da SAD que o clube ainda detém, ficando depois em minoria. Só que nós não vamos ter nenhum Abramovich a investir no Sporting. O que vamos ter é a mafia angolana a lavar dinheiro em Alvalade, e quando chegar a hora puxam-nos o tapete, qual festival de hip-hop no pavilhão Atlântico. Leram essa notícia no "Público"?

    Leiam o que se escreve no "Blog da Bola" (blogdabola.blogspot.com) sobre o Sporting, que é de arrepiar. A SAD irá à falência, mas o Sporting renascerá, porque os verdadeiros sportinguistas, na altura certa, farão renascer o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  12. Julgo que a única coisa que nos poderá salvar é o aparecimento de provas que demonstrem que teles, freitas, duque, figueira e meireles, são manitas, e tiveram o seu quinhão, na transferência custo zero de JVP para o SCP. Nesta e noutras. Só isto poderá ser suficiente para fazer cair soares fraco, e travar o processo de lapidação, ou liquidação em curso. O problema é precisamente as provas aparecerem, porque quantos às suspeitas... Oh eles lá todos juntinhos como admnistradores, e caladinhos que nem ratos enquanto o veiga aponta os seus nomes.

    ResponderEliminar
  13. "Julgo que a única coisa que nos poderá salvar é o aparecimento de provas que demonstrem que teles, freitas, duque, figueira e meireles, são manitas, e tiveram o seu quinhão, na transferência custo zero de JVP para o SCP. Nesta e noutras."

    Podes ter a certeza que há MUITAS outras. Com as SAD's passou a haver muito mais corrupção no futebol, e no Sporting. Não é preconceito meu, é a realidade.Tem sido a "norma" no Sporting. Por isso é que a SAD tem tido sempre prejuízos enormes. Toda aquela gente, desde que a SAD foi criada, ganhou centenas de milhar de contos com o futebol do clube.

    A primeira vez que eu ouvi falar em comissões pela compra de jogadores no Sporting foi no tempo do Carlos Queiroz. Dizia-se que o José Veiga pagava comissões ao Queiroz para ele indicar jogadores do Veiga à direcção. E na altura, houve uma série de contratações muito duvidosas de jogadores que vinham para o SCP no defeso, mas não chegavam a jogar, sendo utilizados como moeda de troca para outras contratações. Um caso que deu que falar foi o do Mário Jorge do Estrela da Amadora (que até é sportinguista assumido) e que não se calou com a troca, porque ele tinha feito uma grande época no Estrela, e tinha assinado pelo Sporting para jogar. Ele dizia-se enganado, porque se soubesse que ia logo ser emprestado, tinha ficado no Estrela. É curioso que na época houve um treinado, o George Graham, que foi suspenso por um ano e meio por receber comissões de empresários, sem que no entanto tenha prejudicado o Arsenal desportivamente. O que não foi o caso do Sporting.

    Bem, com estas cenas do Queiroz e do Veiga, o Sousa Cintra ficou-lhes com uma "sede"... Foi então que o Cintra começou a querer correr com o Queiroz. Não teve tempo porque entretanto apareceu o "salvador" Roquette, que o empurrou para fora de Alvalade. E a partir daí é que começou o gamanço à profissional. Sempre com o Veiga metido nos negócios mais chorudos. O Simões de Almeida e o Noron de Matos meteram ao bolso com as contratações milionárias do Kmet, Gimenez, Dusher, Quiroga, Carlos Miguel, etc. Os clubes sul-americanos recebiam menos de metade daquilo que o Sporting pagava. Agora imagina quantos milhões de contos é que foram desviados da SAD!

    Depois foram as cenas com o Luís Duque e o Veiga, e a equipa “maravilha” dos “reformados”, das contratação milionárias do Tello e do Rodrigo Fabri, etc, etc. Dizia-se que o Inácio também estava metido nas maroscas, e por isso os sócios não o defenderam quando ele foi despedido.

    Estas coisas ainda continuam, mas com outros intervenientes. Hoje o Sporting praticamente só contrata jogadores do Jorge Mendes, obrigando inclusive os jovens jogadores a fazer contratos com ele. Veja-se o imbróglio do caso Dani... E assim, as contratações são feitas, não em função dos interesses desportivos do clube, mas dos interesses financeiros de dirigentes e empresários. E aqui desconfio do papel do Paulo Bento. Suspeito muito da sua ligação especial com o Carlos Freitas e não sei se não estará a fazer o mesmo papel do Inácio...

    Como é óbvio, no meio desta corrupção toda, não há projecto desportivo possível, nem nunca em tempo algum pode o Sporting ter uma equipa como deve ser, porque não é para isso que aquela gente se move.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.