terça-feira, 3 de abril de 2007

Os assobios

Paulo Bento deve ter andado a ler os posts e comentários do Raul. Ontem, na habitual conferência de imprensa depois do jogo, veio criticar os assobios aos jogadores. Os adeptos mereceram, finalmente, uma atençãozinha...
Dizia ele que "tem dificuldade em perceber" a razão pela qual Nani e Custódio ontem foram assobiados.
Eu ajudo a explicar.
A razão dos assobios, Paulo Bento, é simples: nos últimos 30 anos (TRINTA anos!) o Sporting ganhou 4 campeonatos, ficou por 3 vezes no 2º lugar, terminou por 17 vezes no 3º lugar e quedou-se pelo 4º lugar por 5 vezes. Este ano, sob o seu comando, ocupa um lugar que se situa, sem surpresas, na média destes últimos 30 anos.
Este é o palmarés real do Clube que os adeptos amam. O Sporting das promessas adiadas. Um Sporting bárbara e continuamente mutilado, mas que vive à custa desses adeptos que você diz que não percebe.
Infelizmente, muitos dos agentes principais do Clube acham que acabar a temporada entre o 3º e o 4º lugar por 22 vezes em 30 anos chega... A gente queria mais qualquer coisa!
O triste palmarés do Sporting é o resultado da actuação desses agentes que têm canibalizado o Clube ao longo de todos estes anos, que (com bastantes e honrosas excepções é verdade!) têm servido mal e se têm servido (à fartazana!) do Sporting. Que pensam que tudo lhes é devido e que nada têm que dar em troca. Que nos devem explicações muito detalhadas e já há muito aguardadas com grande curiosidade sobre o forrobodó em que tudo isto tem andado. O resto é folclore.
O triste palmarés do Sporting não é resultado dos assobios dos adeptos.
Espero que tenha ficado esclarecido...

3 comentários:

  1. Caro Master Lizard, tens toda a razão acerca da insatisfação dos sportinguistas com as parcas vitórias que o clube tem tido. Depois, à medida que o tempo vai passando, a paciência vai-se esgotando e os que lá estão cada vez levam mais nas orelhas, porque pagam pelo que mal que fazem e pelo que outros fizeram. Se bem que, eu mantenho a minha. Apesar de compreender alguns protestos, porque tem de haver exigência em Alvalade, não se deve atirar sobre os miúdos o odioso da frustração com o estado do clube. Eu nunca fiz isso. Prefiro não ir ao estádio.

    Eu não me canso de dizer que a malta das centrais, ou seja das "Gamebox" mais caras, não dá ambiente ao estádio, pelo contrário. Se não fossem as claques, o ambiente em Alvalade seria absolutamente deprimente. Eu sei porque tenho um lugar na A01, e sou um "ET" ali. Porque grito, porque bato palmas, porque me comporto como um adepto de futebol. O Sporting tinha muito mais apoio no estádio velho, mesmo em todos aqueles anos que esteve sem ganhar nada, porque o estádio enchia muito mais vezes e o público era muitíssimo mais interclassista. Qualquer clube tem de ser interclassista para crescer, senão fica acantonado. Ainda para mais em Portugal, que é um país com pouca gente com dinheiro.

    Hoje em dia, metade da assistência em Alvalade comporta-se como se estivesse a assistir ao Estoril Open, e depois só se levanta para assobiar o Nani ou a Juve Leo. Será que o dinheiro dos lugares de época compensa os títulos que o Sporting tem perdido por jogar em casa, com o consequente prejuízo financeiro? Já reparas-te que se perdermos este campeonato, foi por causa dos jogos em casa? Isto não é normal. É preciso que Alvalade leve a equipa ao colo. É necessário diversificar o público de Alvalade, não penalizando financeiramente quem não pode ir sempre ao futebol, só por causa das gamebox serem caras. É necessário que os horários dos jogos permitam que venha mais gente de fora de Lisboa, para que o estádio encha mais vezes. É preciso mais fervor em Alvalade, como já houve, porque sem isso não se ganham campeonatos. A aposta nas classes A/B que compram as “Gamebox” está a matar a mística da melhor massa associativa do país!

    ResponderEliminar
  2. Pois, caríssimo Lionheart, eu concordo que o odioso pela situação do Sporting não deve ser atirada sobre os ombros dos miúdos. Mas, que dizer do facto de eles terem a responsabilidade de ter de levar a equipa ao colo sem terem o cabedal, nem o acompanhamento devido...? É uma realidade também, com a qual temos de viver, ou não será?
    De resto, que outros métodos de acção têm os adeptos à sua disposição? A democracia leonina é uma anedota, a SAD domina tudo, o Conselho Leonino é um travesti de representatividade. Que fazer então?
    Quanto à "inocência" da juventude também tem dias... Há jogadores que, mesmo novinhos, já sabem fazer ronha e só começam a "desenvolver" depois de verem as suas reivindicações atendidas. De repente, pasme-se!, começam a jogar como sabiam. É um outro tipo de sentido da responsabilidade... Há quem deixe que isto se passe assim.
    Se o C. Ronaldo deixasse de jogar enquanto decorrem as negociações com o MU, acho que os adeptos não lhe iam propriamente enviar flores...

    ResponderEliminar
  3. Caros consorcios leoninos há jogadores que ganham num ano e que vcs ou eu nunca ganharemos numa vida. Passam o tempo a queixar-se mas muitos poucos suam a camisola. Já nem peço que tenham amor a ela!No caso de Nani é exasperante o que este jogador não faz....e não é uma finta que me vai fazer deslumbrar-me com ele. Não o assobio mas nao se livra de ficar com as orelhas quentes pois quem paga quotas e 350 euros anuais tem direito ao seu descontentamento audivel...lol...Quanto a Custodio está a pagar o preço de ser o bufo ou ter sido o bufo de carlos freitas e barbosa. Esses sim os verdadeiros cancros dentro do sporting. E quem continua a defender o tripeiro freitas com bom trabalho eu contraponho com 3 nomes apenas...alecs , farnerud e bueno e um nr redondo 200 mil euros por mês....há que dizer basta a certo tipo de gente que está a matar e a vender o clube ao desbarato.
    Saudações Leoninaslitz

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.