quarta-feira, 23 de maio de 2007

Cuidado com os lampiões

Já que não conseguem ganhar dentro das quatro linhas, os passarocos passaram ao ataque na baixa política.
Quanto à futura Taça da Liga, o orelhas dos pneus recheados declarou que a sua equipa não vai a jogo. Toda a malta percebe que o que ele quer é mama, isto é, contrapartidas; e também marcar oposição à prova porque esta foi concebida pelo Sporting.
A Taça da Liga tem um bom desenho: a existência de fases de grupos beneficia as melhores equipas, possibilitando a existência de até 4 jogos entre os grandes na competição, o que, obviamente, é portador de audiências e receitas.
Mas, no fim de contas, claro que ele só se fosse burro é que não alinhava.
Mais problemática é a notícia que vale a pena ler de que “o Benfica quer que as Finanças autorizem o não pagamento de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT), imposto de selo e emolumentos, no valor de cerca de dez milhões de euros”. À pala dos propalados seis milhões de eleitores, lá querem eles ir, mais uma vez, aos bolsos dos contribuintes (aos nossos bolsos).
A boa notícia da semana é a da entrada da SAD deles em bolsa: só no primeiro dia as acções caíram 11,6%. Estou como o outro: habituem-se!

3 comentários:

  1. Já foi há uns anos, mas que eu me lembre, aquando da entrada em bolsa, as acções do Sporting não sofreram uma desvalorização tão acentuada em tão poucos dias. Parece que muitos benfiquistas estão a desfazer-se rapidamente das acções do seu clube. Sócrates incluído?

    As SAD são um barrete. São mal geridas, deficitárias e jamais hão-de dar dividendos aos accionistas. Lógicamente, só pode haver interesse clubístico por elas, ou então, mera especulação. Nada que seja bom para os clubes, que precisam sim de investidores de longo prazo. Em casos extremos, as SAD provocaram a ruína de clubes históricos como o Farense, ou a instabilidade permanente no Beira-Mar. A breve prazo, creio que os grandes clubes irão desfazer-se deste modelo de "gestão", porque não lhes traz qualquer mais-valia estrutural.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com a apreciação sobre as SAD! Já aqui defendi que o Sporting devia acabar com a SAD.
    Não vejo outra solução para resolver os problemas que temos!
    A SAD nao só não resolveu nem resolve nenhum dos problemas com que os clubes se debatem (a evidência mostra até que os agrava...) como impede que os unicos que podem resolver o assunto (os sócios do clube) possam alguma vez agir.
    A solução SAD é perfeitamente idiota. Foi imaginada por um crâneo qualquer que decidiu aplicar uma medida "fashion" sem cuidar de perceber que raio de mercado é este, o dos clubes desportivos e em particular os clubes de futebol.
    Claro que os abutres não perderam tempo e aproveitaram-se bem desta possibilidade e contribuiram, em não pequena medida, para tornar todo este panorama ainda mais sombrio e dificil de controlar.
    A palavra aos sócios, defendo eu...

    ResponderEliminar
  3. A situação financeira do Benfica é gravíssima. Talvez mesmo pior que a do Sporting. Mas a carneirada da comunicação social não se atreve a falar nisso, salvo raras excepções, e com pinças. Leiam esta notícia do "Jornal de Negócios" (link em baixo). Segundo a publicação, a Benfica SAD vai pedir aos accionistas autorização para hipotecar o direito de superfície do centro de estágio no Seixal, como garantia para contrair um empréstimo de 16 milhões de euros à CGD. Ou seja, vão hipotecar o próprio centro de estágio ao banco. Mas mais grave, até o Estádio da Luz já está hipotecado a vários bancos! Entretanto, as acções das galinhas continuam a cair a pique, a ponto da Benfica SAD valer agora menos 30% do seu valor inicial, passando de 75 para 52 milhões de euros, em apenas três dias. Grande banho de realidade. No entanto, como são más notícias passam para segundo plano, enquanto que qualquer merdice sem interesse nenhum faz logo daquilo o "maior" clube do mundo. Somos mesmo um país da treta.

    http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=296463

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.