terça-feira, 29 de maio de 2007

Paulo Bento, uma lufada de ar fresco

Paulo Bento participou no programa Trio de Ataque desta noite, na RTPN. Confirmou aquilo que tenho sempre aqui vindo a defender: estamos perante um treinador que excede as expectativas que se possam ter criado à sua volta.
Abordou com pragmatismo o tópico da formação do plantel, não fugiu às questões sobre problemas disciplinares, falou com segurança dos aspectos técnicos.
Quanto à formação do plantel para a nova época, e em resposta à questão que lhe foi colocada sobre a continuidade de Romagnoli, remeteu para as dificuldades financeiras que o Sporting vive, para dizer que desejaria a continuidade do jogador, mas que a decisão depende não apenas dele, mas da capacidade do clube para pagar o seu passe. Aqui ficou assumida a compreensão que PB tem da situação que o clube vive e dos consequentes condicionamentos para a formação do plantel. PB serve o clube que lhe paga e, como diz A Causa Foi Modificada num seu post, “acima de tudo, não se queixa. Não se queixa e não arranja problemas a ninguém”.
Excepto a quem lhe arranja problemas a ele (disciplinares, entenda-se). Foi duro quando falou de Carlos Martins e taxativo quando disse que pode muito bem viver sem ele. É destas posições firmes que vive a disciplina no seio de grupos como os dos balneários do futebol.
Mas talvez tenha sido a vertente técnica aquela em que ele melhor se expressou aliás confirmando muito do que tenho aqui vindo a publicar sobre a equipa. Ficou-se a perceber como é difícil fazer uma equipa com um meio-campo em que os jogadores têm 20 anos de média de idades, sobretudo quando falharam rotundamente as contratações de jogadores mais maduros para os enquadrar (e aqui referiu-se, cuidadosa mas significativamente ao caso de Paredes, dizendo embora que conta com ele para a próxima época, assim insinuando que os problemas que ele teve foram circunstanciais; espero que sim, mas de pé atrás). E lá se teve de fazer o enquadramento com a prata da casa: Ricardo, Polga e Caneira, sobretudo, mas também Liedson. A emergência destes jogadores como referências da equipa (os 3 da defesa fizeram a sua melhor época de sempre no Sporting), alicerçando a maturação dos mais jovens, foi fundamental para o crescendo da equipa na parte final da época. Isso a par da melhoria de Tello (durante toda a época, também a sua melhor) e Romagnoli (este só na segunda volta e quando, como muito bem referiu PB, começou a participar com mais entrega no jogo defensivo da equipa) e do reaparecimento de Abel (o porquê da sua menor utilização no início da época foi das poucas coisas que ficou por explicar).
Farto das danças e andanças de treinadores no Sporting (nos outros clubes também, que isto é síndrome do futebol português), bem desejaria eu que este, finalmente, tivesse vindo para ficar por muitos anos. Mas ele, esperto e pragmático, vai dizendo que neste momento existe empatia entre ele, os jogadores e a massa associativa, mas que tem os pés bem assentes na terra e que essa empatia se pode desfazer de um momento para o outro, pelo que se recusa a traçar projectos a longo prazo quanto à sua continuidade à frente da equipa.
Face a treinadores tristes e hesitantes, que nada trouxeram de novo ao futebol português, sem dúvida que a chegada de Paulo Bento aos grandes é uma lufada de ar fresco.

4 comentários:

  1. Antes de mais parabéns pelo blog!
    Convido-o agora a visitar:

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    Futebol e política num só!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Epa' estou nos states e aqui nada de golos. Nao me poem online aqui o golo?
    Saudacoes leoninas

    ResponderEliminar
  3. Cleone:Está tudo em
    http://canalscp.blogspot.com/2007/05/sporting-1-0-belenenses-final-da-taa.html
    Abrç

    ResponderEliminar
  4. Obrigado - e belo golo!
    Mas se esta noticia (Bola online):
    Apesar de não revelar os valores envolvidos, foi, no entanto, possível apurar que o Manchester United vai despender pelas duas transferências verba a rondar os 50 milhões de euros.
    Significar que o FCP recebe 30 e nos 20...!!!
    Enfim, era irrealista esperar manter todos, boa sorte para ele e se voltar que seja para o SCP.
    Bom fim de semana a todos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.