O Sporting precisa de jogadores mais maduros para equilibrar a média de idades. Já aqui foi dito isso. O equilíbrio do plantel --de qualquer plantel, afinal de contas, mas, em especial, do plantel do Sporting-- passa por esta variável etária. A solução mais aconselhável deveria assentar na manutenção de jogadores da casa, referências internas, sólidas, que nasceram no Sporting, conhecem os seus cantos e ajudam a passar o testemunho. A autoridade não se ganha à pressa, nem é outorgável por contrato. A velhice é, como se dizia na tropa, um posto e a equipa precisa de quem ocupe esse posto.
O Sporting tem neste capítulo um longo historial de asneiras difíceis de esquecer. Em matéria de jogadores mais velhos, seria fácil lembrar uma meia dúzia de nomes cujo afastamente constituiu, no meu entender, um verdadeiro crime de lesa Sporting, e uma outra meia dúzia cuja contratação se revelou totalmente incompreensível e inútil.
Anuncia-se agora a vinda de Derlei. Trata-se de um nome que já há algum tempo foi falado. Agora, parece, é de vez. Resta saber, por um lado, se Derlei está em condições de cumprir o papel que se espera de um jogador com as suas características, com a sua idade e o seu historial, e se, por outro lado, a sua vinda implica ajustes e re-equilíbrios no plantel.
Sem querer colocar, à partida, nenhum anátema sobre o jogador, diria que iremos todos certamente manter sob observação atenta esta escolha dos responsáveis.
É enganosa a hora que vem referida como a da publicação dos posts. No caso dos dois últimos, o meu foi começado antes do de Master, mas concluído e publicado depois. No entanto, entretido com a escrita, não me apercebi da publicação do post de Master e só o li depois de publicar o meu.
ResponderEliminarAcho-os complementares, chamando o post de Master a atenção para um importante aspecto que o meu não refere: o que ele chama "as referências internas" da equipa.
A "redacção" do KL não dorme! É o que é!!
ResponderEliminarQuanto às contratações, vamos de facto ver o que isto vai dar.
E vamos ver o que se vai passar no capítulo das dispensas.
Hoje foi anunciada a saída do Luís Loureiro. Confesso que já não me lembrava dele. E confesso que não me lembrava dele desde que começou a jogar no Sporting...
Não tenho muito para acrescentar aos posts anteriores, mas não resisto a partilhar aqui algo de que ontem me apercebi.
ResponderEliminarAo entrar na zona da piscina do Alvalade XXI, onde por dever (e gosto) familiar me desloco uma vez em cada semana, dei de caras com um daqueles cartazes de promoção das Gameboxes de 2005. Ou seja, mais ou menos há dois anos. Era a campanha "Indomáveis", em que figuravam 4 supostas referências 4 do Sporting. Já adivinharam? Sim, nenhuma delas está nos planos desta época. Sá Pinto. Beto. Carlos Martins. Custódio. De facto é difícil gerir símbolos do Clube: quando estão disponíveis para ficar são corridos; quando são desejados vem alguém e bate os 30 milhões sobre a mesa. Assim sendo devo concluir que esta questão dos símbolos vale época a época. E prefiro não ter grandes símbolos a ter que por o Rui Costa a jogar. Quanto aos velhos que chegam a Alvalade, primeiro vou esperar para ver, sem assobiar no dia da apresentação. É assim desde que tive de engolir tudo o que antes tinha pensado e dito sobre o Beto Acosta.
Estás a ser muito generoso: os símbolos não valem época a época! Se aguentarem meia época já vai para o Guiness!!! :-)
ResponderEliminarEvidentemente de acordo com Leão Verde: agora Derlei é do Sporting e, como com todos os jogadores, o que temos de fazer é puxar por ele quando entrar em campo.
ResponderEliminarOs comentários, esses sim com propriedade, só se fazem depois dos jogos.