segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Sporting condenado no caso Iordanov

Temos de desafiar os actuais corpos gerentes a explicar esta situação. O Sporting foi mesmo condenado a organizar o jogo de homenagem a Iordanov, embora ainda exista a possibilidade de recurso. Mas, mesmo que nos explique tudo muito bem explicadinho, mesmo que recorra agora e mesmo que ganhe, a direcção do Sporting já foi condenado há muito pela forma como conduziu todo este processo.
Tendo em conta o significado que o atleta sempre teve para os adeptos Sportinguistas, depois da carreira que fez no nosso Clube, depois das vicissitudes por que passou, dificilmente, creio, existirá um Sportinguista que não tenha olhado para todo este caso com um misto de indignação e espanto.
Agora soma-se a vergonha.

4 comentários:

  1. Caro Master Lizard
    Percebo a manifestação, mas discordo da mesma.
    Na verdade, é bom lembrar que o Processo Yordanov não teve origem nesta direcção, é muito anterior. Depois, é bom não esquecer que Yordanov não colocou à direcção uma acção no Tribunal do Trabalho, antes a colocou ao Sporting. Finalmente, não assisti a todos os incidentes processuais com espanto e indignação (que terão necessariamente que ser mútuos), mas com grande tristeza. Parece que todos esqueceram o muito que o Departamento Médico do Sporting fez por ele, e se mais não fez, foi porque humanamente não era possível.
    Yordanov é um caso distinto de Dacosta e de Cherbackov, pois não contribuiu para a situação em que se encontra. De todo o modo, o Sporting disponibilizou-se para efectuar um jogo de homenagem, o que há muito não acontece no clube, o que desde logo revela atenção para com o jogador. O que se passou a seguir é matéria dos autos. Não vejo porém qualquer vergonha na condenação, pois um julgamento não é linear e depende da várias condicionantes. Daí o velho princípio "mais vale um mau acordo, que uma boa demanda". Não estou pois envergonhado com a decisão.
    Vergonha tenho, isso sim, quando se admite que um jogador esteja acima da grande instituição que é o Sporting Clube de Portugal, por muito que tenha dado ao clube.
    Este processo teve custos para todos, desde logo para Yordanov, que perdeu claramente todo o crédito que obteve quando envergou a camisola leonina. Ao Sporting custou o processo e respectivas custas, mas também o prejuízo que vai sofrer com o referido jogo, pois os sportinguistas não vão marcar presença numa festa a quem intentou uma acção contra a própria instituição.
    Não troquemos os sentidos às coisas. O Processo não é desta direcção, que o herdou. O Processo não é contra a Direcção, é contra o Sporting.

    ResponderEliminar
  2. O meu amigo, como tem esse preconceito relativamente à direcção do Sporting, passa normalmente ao lado dos argumentos principais que estão em discussão.
    O Sporting não é uma entidade abstracta.
    NÃO É UMA ENTIDADE ABSTRACTA!
    O Sporting é o somatório dos Iordanovs, das direcções, dos adeptos, dos Paulinhos, dos Monizes Pereiras, dos Agostinhos, dos Lopes e dos Mamedes, das conquistas desportivas, dos princípios estatutários, das "Canarinhas", dos Violinos, etc, etc, etc...
    Cada uma destas valências tem a importância que tem e ocupa, na escala do "Sportinguismo" o seu lugar devido.
    E será também o reflexo das argoladas que forem sendo cometidas e dos inêxitos que forem ocorrendo.
    O saldo tem de pender sempre para o lado positivo, senão não há Sporting.
    Luta-se pelos recordes e evita-se as derrotas!!
    Quem entrou em rota de colisão foi o Iordanov (que é um símbolo do Clube, por diversos motivos) com esta direcção (que é outro símbolo do Clube, e tem outra capacidade de intervenção).
    Quando isto acontece o que está em causa é o Sporting! Não é nem o Iordanov, nem a direcção. É o SPORTING!
    Quando o assunto passa para a barra do tribunal não há direcção, nem Iordanov. Há SPORTING! O Sporting é que sofre. Não é uma "questão técnica", nem de somenos...
    Se "um julgamento não é linear e depende da várias condicionantes. Daí o velho princípio 'mais vale um mau acordo, que uma boa demanda'," como você refere, então ter-se-ia poupado o SPORTING a todo este processo se as coisas tivessem sido tratadas de outra forma, compreende?
    Não se pode admitir que uma direcção, se tem consciência de que "um julgamento não é linear e depende da várias condicionantes. Daí o velho princípio 'mais vale um mau acordo, que uma boa demanda'," leve um caso destes em frente, se sujeite a toda essa incerteza e sujeite a instituição cujos destinos comanda a sair enfraquecida.
    Porque, para a imagem da instituição que é o Sporting, não é bom entregar este processo à justiça. Ninguém sairá satisfeito nem prestigiado disto. Percebeu?
    E há responsabilidades e responsabilidades... Se for você ou eu a recorrer à justiça para resolver um caso qualquer e sair condenado tem um peso. Se for o Sporting a deixar um caso, como é este concreto, arrastar-se para a justiça, tem um efeito no coração mesmo da instituição. Fere a instituição. Prejudica a instituição! Para quê? E porquê? Nunca nos foi explicado.
    Tudo isto tem um preço demasiadamente elevado para uma treta que afinal, como você próprio alvitra, se calhar, podia ter sido resolvida com "um mau acordo..."
    Nas questões de estado usamos a expressão ter "sentido de estado".
    Nestas questões há também uma espécie de "sentido de estado" que é preciso observar.
    Percebeu agora?!

    ResponderEliminar
  3. Caro Orlando Teixeira, permita apenas que lhe diga que e não tendo Master Lizardo obviamente necessidade de advogado de defesa que concordo a 100% com o que ele aqui escreve sobre este assunto. Esta situação ter de ser decidida em tribunal, é, para mim, das mais vergonhosas que me lembro de ver alguma vez permitida pelas diferentes direcções do nosso Clube. Daí ter alguma dificuldade em falar sobre um assunto que, acima de tudo, envergonhará para sempre o Sporting. Por isso apenas lhe quero dizer que e ao contrário do que diz, há pelo menos um sócio que irá ao jogo em questão: EU. Há pelo menos um sócio que não acha que "...Yordanov perdeu claramente todo o crédito que obteve quando envergou a camisola leonina":EU. Há pelo menos um sócio que NÃO acha que ".... O Processo não é contra a Direcção, é contra o Sporting.": EU. A dignidade é um valor demasiado importante para que alguem, ainda que o faça em nome de outrem (neste caso os sócios que os elegeram) com ela jogue, ao sabor de interesses, neste caso, muito pouco perceptíveis. Um abraço e saudações Sportinguistas

    ResponderEliminar
  4. Vergonha, repito eu!
    E não quero sequer saber de detalhes. A história e os seus símbolos são património fundamental do Clube. A forma como os seus maiores símbolos são tratados acaba por revelar a imagem do próprio Clube. Uma coisa é garantida: marquem lá o jogo de homenagem para um dia de Agosto de manhã, convidem o Oliveira do Douro e ponham a jogar os infantis. Eu vou lá estar para aplaudir o Iordanov!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.