quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Pontos nos ii

Depois da série de posts e comentários que temos lido aqui no KL, acho que está na altura de fazer uma pequena pausa e tentar recolocar a discussão em parâmetros que considero mais úteis e correctos.
Não sou apologista do ataque aos jogadores e à equipa técnica, mas também não acho que mereçam defesa.
Na situação actual do Sporting o problema da equipa é perfeitamente (sublinho, perfeitamente!) secundário.
Assumir a sua defesa é enveredar por uma via que não me parece que tenha qualquer utilidade.
O ataque, por outro lado, justifica-se sempre que as responsabilidades tenham de ser partilhadas. Por exemplo, acho que os jogadores (os pequenos talentos que o Sporting tem e os verbos de encher que por lá vegetam igualmente, por muito que isso custe...) não têm responsabilidades nenhumas no que se passa e portanto devem ser preservados, acauteladas que sejam as questões contratuais que enquadram a sua colaboração. É um exercício despiciendo atacá-los.
Já o Paulo Bento é outra conversa. A sua posição, o seu grau de responsabilidade na equipa e os "amigos" que elegeu para o acompanharem nesta sua tarefa, as posições extemporâneas (na minha opinião) que tem tomado em matérias que não são da sua competência e sobre as quais não pode pronunciar-se enquanto estiver no activo, tudo isto leva a que, apesar da admiração que comecei por ter por ele, tenha que dizer agora claramente: PB faz parte do problema do Sporting. Não faz parte da solução. E está, ainda na minha opinião, defintivamente arrumado como treinador do nosso Clube. Mais valia que se tivesse limitado a uma posição pública do género "a minha política é o trabalho"... Não o fez e isso tem de ser castigado.
Por outro lado ainda, escrever como tenho visto nestas páginas e noutros blogs, com palavras ocas e completamente da boca para fora, que os Sportinguistas defendem o Clube, que temos de morrer pelo Clube e que o verdadeiro Sportinguista não verga e é assim ou assado, é um exercício completamente inútil. Ninguém me ensinará JAMAIS o que é ser Sportinguista!!
Na minha opinião, ser um verdadeiro Sportinguista passa por ser consequente. Frases feitas e slogans apaixonados não ajudam em nada a resolver os problemas do Clube e não passam disso mesmo.
E, meus caros amigos, o Sporting tem problemas! De outra forma não estaríamos aqui constantemente a falar deles. E os problemas são sérios. Talvez até mais sérios do que muitos de nós poderiam sequer imaginar.
Ora, todos estes problemas têm uma raíz e essa, por mais poeira que nos atirem para os olhos e por mais manobras de diversão que sejam montadas, é só uma: o Sporting é governado desde há anos por um bando de aves de rapina, de gente verdadeiramente inqualificável que causou danos ao Clube que vão levar muito tempo a reparar. São mentirosos, são incompetentes, servem-se do Sporting para servir interesses obscuros e os seus pequenos interesses particulares. O Sporting para esta gente é uma ferramenta usada para desígnios inconfessáveis.
Que raio de Sportinguistas serão estes então??!!!
Só há aqui duas opções possíveis: ou somos a favor do stauts quo, ou somos contra!
Por mais malabarismos verbais (e ele há gente com jeito para isso...) que se usem, tudo o resto é retórica perfeitamente inútil.
Concordo que há um problema de alternativas. Mas uma coisa é certa: a oligarquia, como em tempos lhe chamei, desta vez tem mesmo de ir para a rua. É uma questão de tempo.
Chega!

3 comentários:

  1. "Na situação actual do Sporting o problema da equipa é perfeitamente (sublinho, perfeitamente!) secundário."

    Nem mais. Há quase há um ano andávamos todos nas "nuvens" com a equipa. Mas gente avisada, e nem todos do Sporting, alertava que mais valia que a equipa andasse a perder... Há conta dessa ilusão, o Sr. Soares Franco teve uma vitória esmagadora nas eleições.

    Dez meses depois, o que é que adiantou as dez vitórias consecutivas e o segundo lugar no campeonato? Absolutamente nada. O clube ainda está pior que há um ano. É por isso que já pouco ligo ao futebol. Porque me apercebo que tudo isto é efémero, sem consistência, e se aproximam dias muito complicados, em que não podemos andar com a cabeça nas nuvens, mesmo que o Sporting venha a vencer a Taça de Portugal.

    Dito isto, desejo que os rapazes logo à noite nos dêem a todos uma alegria. Mesmo que efémera...

    ResponderEliminar
  2. Também não gostava que perdessem, mas perder ou ganhar, é bom que não tenhamos sobre isto quaisquer ilusões, é perfeitamente irrelevante!

    ResponderEliminar
  3. Eh pá, Master! Então "perder ou ganhar é perfeitamente irrelevante". Para mim, e estou certo de que para 99% dos sportinguistas e dos adeptos em geral, não é nada indiferente ganhar ou perder. Quando ganho fico todo contente e quando perco fico na merda.
    As posições parecem cada vez mais estar a afastar-se da realidade, para se situarem apenas no campo das construções mentais...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.